Blog Layout

Rock progressivo + música brasileira + super perfomance

Eduardo Schulz • January 28, 2021

Teatro, MPB, rock progressivo e poesia.

Mais uma dessas bandas que tenho uma memória de criança, desta vez mais pela capa (talvez uma das mais emblemáticas), do que pela música na epóca, pois não alcança exatamente o teor das letras.

Hoje não tenho dúvidas dos motivos de Secos e Molhados ter sido o maior sucesso de 1973 no Brasil, vendendo mais que o dobro de discos do que Roberto Carlos (que era quem mais vendia na época), e fazendo shows lotados onde segundo relatos chegavam a ficam de fora dos espaços mais que o triplo de pessoas da capacidades máxima das casas.

Com uma junção de belas composições com influências diretas de música brasileira e rock progressivo, aliando letras super poéticas e uma performance praticamente teatral, era impossível não serem notados. Imaginem o impacto dessa banda que hoje em dia já parece super incomum, porém em plena censura e ditadura militar, João Ricardo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad e Marcelo Frias eram os caras!

Todo esse primeiro álbum é muito bom, mas vou destacar aqui uma faixa que acredito que descreve bem a banda descreve e um sentimento muito especial, AMOR.

Leve, como leve pluma
Muito leve, leve pousa.
Muito leve, leve pousa.

Na simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Suave coisa nenhuma.

Sombra, silêncio ou espuma.
Nuvem azul
Que arrefece.

Simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma.
Que em mim amadurece

Como encaramos os acontecimentos das nossas vidas
Por Eduardo Schulz 23 de agosto de 2022
Você já se perguntou se resultados e processos são coisas distintas? Será que ambos existem?
Estamos voltando para onde?
Por Eduardo Schulz 22 de outubro de 2021
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?
Como vejo arte
Por Eduardo Schulz 28 de maio de 2021
A ligação direta entre criatividade e arte e suas diversas formas que nos tocam diariamente.
Share by: