Este é um músico que talvez num primeiro momento não se perceba o tamanho de sua influência e conexão direta com tantos outros artistas e estilos musicais.
Desde os anos 60
Jorge Ben Jor (Jorge Ben na época), vem compondo e adaptando suas referências (samba, bossa nova, rock) e criando novos estilos através de suas canções. O som que conhecemos como samba-jazz e samba-rock podem ser a atribuídos a suas composições que iniciaram essa junção dos estilos.
"Mas que Nada", seu primeiro sucesso foi regravado por diversos artistas, de Ella Fitzgerald, passando por Dizzy Gillespie, com performances ao vivo de Coldplay e Red Hot Chili Peppers até uma versão dos Black Eyed Peas. No cenário nacional sua influência é mencionada por inúmeros artistas, de Skank a Racionais MC's!
Este é meu álbum favorito e faz parte de um fase mais esotérica, chamado "A Tábua de Esmeralda", foi lançado em 1974 com influência direta dos estudo de
alquimia
de
Hermes Trismegisto, e é mais um exemplo das constantes mudanças e adaptações do artista.
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?