Infelizmente as vezes temos no Brasil uma certa soberba quando se trata de música, talvez por sermos o berço de tantos artistas especiais, talvez pelo tamanho do país, talvez por nos sentirmos "diferentes" com nossa língua distinta dos nossos vizinhos, talvez apenas desconhecimento ou falta de interesse, ou quem sabe um pouco de tudo isso? O fato é que de forma geral não consumimos muito a música da latina do nosso continente.
Apesar de ser formado na França por um trio composto por um suíço, um francês e um argentino, o
Gotan Project
é um grupo imerso completamente na música dos hermanos. O nome já é uma brincadeira com a gíria lunfardo
argentina que troca as sílabas de lugar, então Gotan é Tango, estilo musical inegável da banda, que conta também com uma base de música eletrônica com baterias, sintetizadores e muitos efeitos nos instrumentos tradicionais, bandoneon, piano, violino além de letras em espanhol, ou melhor, castelhano cheio de sotaque
porteño.
Meu contato com o tango-eletrônico foi mais um desses que me impressionou imediatamente, pois até então era uma combinação improvável na minha cabeça, e ainda mais pela forma como essa combinação acontece no Gotan Project, super natural e talvez até simbióticamente? feitos um para o outro como um casal apaixonado dançando tango.
Além do som, acabei me inspirando ainda mais com a música dos países vizinhos, pelas diversas possibilidades quando se combinam gêneros musicais tradicionais com elementos eletrônicos, e até pelo visual dos caras!
Ouça a música latina, tenho certeza que terá boas surpresas!
Aproveito para deixar aqui um Gracias ao grande Astor Piazzolla, mestre do tango que ontem teria feito 100 anos.
Nos vídeos a faixa "Diferente" do álbum Lunático
que contém todos os elementos dessa combinação tango-eletrônico. No segundo video a música "El Mensajero" ao vivo em Paris (que me deixa emocionado cada vez que ouço).